O advogado trabalhista é o profissional que possui expertise nas demandas jurídicas empresariais. Portanto, ele pode atuar tanto na criação da empresa quanto durante seu funcionamento, evitando situações que possam resultar em processos jurídicos.
Mais do que um profissional para resolver problemas judiciais, o advogado trabalhista pode agir de maneira preventiva. Dessa forma, o empresário pode continuar suas atividades de maneira tranquila e condizente com o que prevê as leis trabalhistas. Saiba mais sobre as vantagens do advogado para empresas a seguir.
Guia de Conteúdo do Artigo
Quais são os benefícios do advogado trabalhista para empresas?
A principal vantagem de ter um advogado trabalhista é garantir que os contratos da empresa estejam de acordo com as leis trabalhistas. Isso vale tanto para os empresários que acabaram de inaugurar seu negócio quanto para aqueles que estão há anos no mercado.
No entanto, o empresário novato tem mais benefícios quando contrata um advogado especializado na área trabalhista desde a fase inicial do negócio. Afinal, o advogado auxilia o gestor a definir as regras de funcionamento da organização e garante que as práticas da empresa estejam adequadas às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Também vale a pena destacar o benefício de ter um advogado especializado na área do trabalho à disposição do gestor para esclarecer quaisquer informações pertinentes à área trabalhista. Alguns dos assuntos que podem ser debatidos entre advogado trabalhista e empresário são:
- Como é feito o cálculo das horas extras;
- Como definir a jornada de trabalho;
- Como recolher o FGTS os funcionários;
- O que fazer em casos de rescisão de contrato e o que deve ser pago ao colaborador, bem como o tempo hábil para fazê-lo;
- Como agir em casos de doenças funcionais, garantindo a segurança do funcionário e a produtividade da empresa;
- Como lidar com casos de acidente de trabalho, focando principalmente nos cuidados necessários após o acidente e nos valores que deverão ser repassados ao colaborador;
- Como controlar o cumprimento da jornada de trabalho;
- Como identificar as situações que permitem a demissão por justa causa;
- Como fazer o desligamento do funcionário demitido por justa causa;
- Como saber em quais situações é obrigatório pagar as horas extras adicionais.
Outra vantagem de ter um advogado trabalhista na empresa é a possibilidade de agir com rapidez quando surge alguma demanda judicial. Com o suporte de um profissional experiente e qualificando é possível resolver a questão com mais assertividade.
Como contratar um advogado trabalhista para empresas?
O primeiro fator que deve ser considerado pelo gestor é a experiência do escritório de advocacia no qual o profissional trabalha. É interessante averiguar as empresas que o escritório já atendeu ou atende, bem como suas opiniões sobre o atendimento, para ter mais segurança ao contratar o advogado trabalhista.
Outro aspecto que deve ser observado pelos gestores é a capacidade elucidativa do advogado especializado na área trabalhista. É fundamental que o empresário e o advogado se entendam da melhor maneira possível para que o gestor compreenda os trâmites legais e sinta-se bem orientado pelo profissional.
A contratação do advogado trabalhista oferece vários benefícios para o gestor, permitindo que ele se concentre em outras tarefas administrativas com a tranquilidade de que as leis trabalhistas estão sendo cumpridas. Para aproveitar essas vantagens, é essencial procurar um escritório de advocacia especializado na área trabalhista e que possibilite um suporte responsável e de qualidade.
Leia Também: