Durante a abertura das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino no Brasil, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que deixa o cargo nesta terça-feira, fez um breve histórico do sistema eleitoral do país e explicou que surgiu a partir da necessidade de acabar com as fraudes eleitorais da época.
Barroso destacou que a justiça eleitoral brasileira foi criada com um modelo único, com competências normativa, consultiva e jurisdicional, estando entre as atribuições do TSE julgar situações de abuso de poder político e econômico e o registro das candidaturas.
Sobre o voto feminino no Brasil, também consagrado em 1932, Barroso lembrou que, atualmente, as mulheres representam a maioria do eleitorado, como 52,49%, de acordo com as estatísticas das últimas eleições, e, por esse motivo, o TSE se empenha em atrair mais mulheres para a política.
Por fim, Barroso ressaltou que, para assegurar eleições livre, limpas e seguras, o país conta, há 26 anos, com um sistema de votação eletrônica reconhecido mundialmente.
Na noite desta terça-feira, tomam posse os ministros Edson Fachin, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Alexandre de Moraes, vice-presidente da Corte eleitoral.
Justiça Brasília 22/02/2022 – 08:46 Raquel Mariano/Edgard Matsuki Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional Justiça Eleitoral TSE terça-feira, 22 Fevereiro, 2022 – 08:46 2:53Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2022-02/justica-eleitoral-celebra-90-anos-em-semana-de-troca-de-presidente